sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CELEBRIDADES

Rafael - Kebra Kabessa


Identificando

Nome:Rafael Kelme
Idade: 27
Natural de: São Caetano do Sul
Altura / peso: 1.80m / 90 Kg
Estado civil: Casado
Clube do coração: Corinthians

Abrindo o Jogo

Como se deu o seu início no futebol?

Desde criança jogo futebol, jogava bola descalço nas ruas da Vila Carioca e acompanhava meu pai, que sempre jogou futebol de campo e joga até hoje.

Você sempre jogou futebol? Ou já praticou outro esporte? Qual?

Sempre joguei futebol. Alternava entre o futsal, society e campo.

E o society, quando você o descobriu?

Quando começaram a surgir as quadras de areia nos anos 90, me convidaram pra jogar de semana à noite, numa quadra perto de casa, passei a jogar toda semana e tomei gosto.

Você é o responsável pelo Kebra Kabessa, como você o encontrou?

É uma longa história. Eu jogava society pelo Zangão há 8 anos, aos domingos, aos sábados alguns jogadores do Zangão jogavam futsal pelo Albinegros, inclusive eu. Após um desentendimento no Zangão, muitos jogadores saíram do time e resolveram montar o Albinegros Futebol society. Passei a jogar pelas duas equipes e em um mês fiquei apenas no Albinegros. Jogamos o 2º semestre de 2.006 na Futliga e em 2.007 chamamos um pessoal que jogava no Kebra Kabessa futsal e eles tinham uniformes novinhos, não pensamos duas vezes e mudamos o nome do time para Kebra Kabessa Society.

Você sabe me dizer como surgiu o Kebra Kabessa?

O Kebra Kabessa surgiu como um time de Futsal mas eu nunca joguei futsal com eles. O Kebra Kabessa Society surgiu da união dos jogadores do Albinegros com o Kebra Kabessa Futsal.

Qual a relação entre Kebra Kabessa e Zangão?

Nenhuma. Alguns jogadores do Kebra Kabessa jogaram pelo Zangão, que foi um dos pioneiros no futebol society do Ipiranga. Sou um dos fundadores do Zangão, tenho alguns amigos lá, mas hoje não é possível nos enfrentarmos pela rivalidade do bairro e pela história das equipes.

O Kebra Kabessa é um dos melhores times da Futliga, Como Vocês conheceram a Futliga? Vocês esperavam este sucesso?

Jogávamos pela Liga do Batalha e algumas equipes começaram a falar da existência da Futliga, como o Batalha era muito bagunçado e quase todo domingo tinha confusão, entramos na Futliga, na época pelo Zangão. Nunca pensamos em sermos os melhores, todo domingo pensamos em nos divertir com os amigos jogando bola.

O kebra Kabessa já foi 7° em 2.007 e 2º em 2.008, como visitante e já disputou duas Copas dos Campeões, Qual o segredo para tal desempenho? E o que falta para melhorar ainda mais estes resultados?

Não tem segredo, jogamos com vontade, o princípio do Kebra Kabessa é ser um time de amigos. Gostamos de enfrentar as grandes equipes mandantes, mas também enfrentar o maior número possível de equipes, além de visitarmos novas equipes e fazer novas amizades. Não me preocupo com o ranking e nem agendo jogos pensando em ganhar pontos, pensamos em sermos bem recebidos e respeitados pelos mandantes. O que falta no Kebra Kabessa é uma maior dedicação e amor a camisa por parte de todos os jogadores, isso estamos arrumando agora, fazendo uma renovação da equipe.

Vocês disputaram a Copa UEFA, se não me engano, as duas edições da mesma, 08 e 09, o que você acha desta competição? E como foram as suas participações?

Jogamos apenas a última edição da Copa UEFA e gostamos muito. O Ramon sabe organizar campeonatos, se preocupa com a qualidade da arbitragem e consultou os representantes das equipes para avaliar quais seriam as melhores sedes para jogarem a 1ª fase. Entramos com os dois quadros, o 1º quadro perdeu por 3x2 nas quartas e o 2º quadro ficou em 3º lugar.

O que você espera das próximas edições? Pode o Kebra Kabessa pensar em título?

Não sei se o Ramon organizará outra UEFA este ano devido ao nascimento da filha dele mas, se organizar, pensaremos em entrar com apenas um quadro pra lutarmos pelo título. Entramos com os dois quadros na edição anterior pensando em colocar todos os jogadores pra jogar e os times que ficaram em 1º e 2º entraram com apenas um quadro, ficando mais fortes e objetivando o título.

Vocês percorrem cidade de ponta a ponta, de leste a oeste e de norte a sul, Qual a melhor quadra de São Paulo? Qual a quadra de melhor estrutura dentro da Futliga?

Nós gostamos de jogar em quadras grandes, adoramos jogar na quadra do Arruda (Golden Ball Pirituba) e na quadra do Skema Nosso ( Quadra do Marcelinho Carioca - Anália Franco). A quadra de melhor estrutura da Futliga com certeza é a do Por Akaso (Big Ball e Top Spin) em São Bernardo. O complexo esportivo de lá não tem igual, a quadra, o banco de reservas, os vestiários, academia, quadra de tênis, tudo de 1º mundo.

Qual é o anfitrião que você considera exemplo para os demais da Futliga?

Com certeza é o Franco Par. O Sérgio e toda rapaziada recebem os visitantes muito bem, cumprimentam todos os jogadores, nos respeitam muito, deixam o visitante apitar, fora o 3º tempo regado a muito churrasco, cerveja e refrigerante.

O que você considera ruim no Kebra Kabessa? Qual o item que você mudaria dentro do Kebra Kabessa?

A desunião entre os dois quadros era um fator muito ruim, alguns jogadores se recusavam a jogar no outro quadro. Este item já estamos mudando e com certeza será o melhor para o time.

Em você há algo que você não goste? E no seu futebol?

Sou muito feliz comigo mesmo. Tenho saúde, ótima família, tenho muita força de vontade e fé em Deus pra alcançar meus objetivos. Já no meu futebol tem muita coisa que não gosto (risos). Por eu ser o centroavante preciso melhorar meu toque de bola, ter mais paciência nos contra-ataques e lançamentos que recebo, gosto muito de realizar jogadas rápidas e quase sempre os outros jogadores não me acompanham.

O Kebra Kabessa tem mais um líder que é respeitadíssimo por vocês e pelas demais equipes da Futliga, o que você pode falar a respeito do Jean? Ele é um bom jogador? E como técnico? Você o aprova?

O Jean se desligou da equipe no dia 09/08/09 devido a um desentendimento. O Jean é uma eterna criança, apesar de seus 39 anos. Ele é muito conhecido, principalmente aqui no bairro por jogar em quase todos os time de futsal. Ele sempre foi um bom jogador, apesar de reclamar até da sombra dele (risos). Ele é um excelente técnico, por ser o jogador mais experiente do time consegue enxergar o melhor posicionamento da equipe e quem pode decidir uma partida. Com certeza eu o aprovo como jogador e técnico, fará falta ao Kebra Kabessa.

Quem é o destaque do Kebra Kabessa? E o melhor jogador, quem é?

O destaque e também melhor jogador do Kebra Kabessa é o Régis, é muito habilidoso, finaliza muito bem e joga com muita raça .

Quem você considera o craque da Futliga? Pode citar um mandante e um visitante.

Pelos mandantes o Cristian do Viralatas é um grande craque. Sabe muito bem sair jogando, dá uns dribles curtos, tem uma visão de jogo e uma qualidade incrível nos lançamentos. Pelos visitantes fiquei muito impressionado com um garoto do Tropical chamado Léo, é m jogador rápido e muito habilidoso, se destaca do início ao fim do jogo. O Franco Par o convidou pra jogar no Paulista, a Leograf o convidou pra jogar também e ele foi convocado pra Seleção Paulista.

O que você acha do Jogo das Estrelas? O Kebra Kabessa ainda não teve nenhum participante no evento, como explicar que um time tão forte como o de vocês não tem um jogador na seleção dos visitantes? Não há um craque no Kebra Kabessa?

O jogo das estrelas é um grande evento que une os grandes jogadores da Futliga numa grande festa de confraternização. Infelizmente a maioria das equipes que votaram para o Jogo das Estrelas, votaram nos jogadores mais conhecidos, muitos não anotam os nomes dos jogadores que se destacam nos adversários. Cito como exemplo eu mesmo, só coloquei minha foto pra ser votada no ano passado porque faltava uma pessoa do time, pra minha surpresa eu fui o mais votado do Kebra Kabessa e outros jogadores de destaque do nosso time receberam um ou dois votos somente! Depois descobri que, quem votou em mim foram amigos mandantes. O Kebra Kabessa tem craques que certamente fariam bonito no Jogo das Estrelas.

Qual o seu objetivo no Kebra Kabessa? E na sua vida pessoal?

Meu objetivo no Kebra Kabessa é manter um ambiente organizado, onde todos os jogadores compareçam aos domingos para se divertirem com os amigos, jogando futebol. Não podemos esquecer que todos trabalham, tem suas vidas e aos domingos pela manhã é dia de acordar cedo, encontrar os amigos e sairmos por toda São Paulo pra jogar bola.
Meu objetivo na vida é crescer cada vez mais como profissional e como pessoa, buscar realizar meus sonhos e minhas vontades, para criar muito bem os filhos que pretendo ter.

Qual o objetivo do Kebra Kabessa neste ano? E para os próximos anos?

O objetivo do Kebra Kabessa neste ano é entrosarmos o quanto antes a equipe que estamos renovando para irmos mais longe na Copa dos Campeões e ter uma equipe forte e estável.
Para os próximos anos é conseguir manter a equipe na atividade pela Futliga e disputarmos mais campeonatos. Só quem é visitante sabe o quanto é difícil manter uma equipe.

O que você já fez que, em hipótese alguma, faria novamente?

Ficar sem falar com meu irmão.

O que você não fez em determinado momento que hoje você se arrepende? Que hoje você faria sem hesitar.

Ser fiel às pessoas que me amam e me querem bem.

Toque-Rápido

Um comandante:Meu pai
Uma barreira: Minha chefe
Um apoio: Minha esposa
Um vôo: Minha carreira profissional
Uma dúvida: Vida após a morte
Uma lição: Valorizar os estudos pra ser alguém na vida
Um teste: Casamento ( teste de fidelidade, de paciência, de superação, etc)
Um prêmio: Minha Família
Uma saída de emergência: Meus pais
Um vício: Chocolate
Uma trapaça: Esta palavra não faz parte da minha vida
Uma vergonha: A política no Brasil
Um orgulho: Meus pais
Uma ressalva: Não sou chorão! (risos)
Um exemplo: Minha mãe
Um filme: Em busca da felicidade
Um desenho animado: Os Simpsons
Uma música: Deixa a vida me levar do Zeca Pagodinho
Uma cantada: Depende muito da situação, tem que misturar humor com inteligência
Uma escola: A escola da Vida
Um “Golpe de Mestre”; Criar um grupo de visitantes da Futliga pra recomendarmos ou não os mandantes entre nós.

Considerações Finais:

Quero agradecer a oportunidade de ser entrevistado, fiquei muito contente em poder compartilhar um pouco de minha história e da história do Kebra Kabessa. Se depender de mim, continuaremos representando o Ipiranga, com um bom futebol e muita alegria. Espero continuar contribuindo para o crescimento de minha equipe e da Futliga, agindo sempre pelo certo. Obrigado!

Entrevistador: Valter Vaders

Nenhum comentário: