terça-feira, 24 de março de 2009

CELEBRIDADES

Ivan – Ressaka

nome: Ivan Freitas
idade: 31
natural de: São Paulo
altura / peso: 1,75 / 76 kg
estado civil: casado
clube do coração: Santos


Conte um pouco sobre sua trajetória no futebol, como e quando começou, times que já defendeu e principais conquistas.

Comecei jogando na rua com meus amigos, no bairro onde moro havia muita disputa entre as ruas, os jogos eram sempre valendo caixas de tuba ina, bons tempos! Depois fomos para o Futsal, até partirmos para o Society. Basicamente defendi só o Ressaka, do qual sou um dos fundadores, joguei algumas vezes em outros times de futsal e campo em Guarulhos.
Conquistas ... nosso time sempre foi muito de festival, a cada 10 que disputávamos ganhávamos 8, antigamente era um time jovem e bom. Acho que um dos mais emocionantes foi um jogo na “Gamelinha”, onde ganhamos de virada e no ultimo minuto, foi em setembro de 2000. Campeonatos... a copa da UEFA foi a primeira conquista, até hoje só disputamos quatro e nos outros três sempre fomos eliminados na semi-final. Tínhamos esse trauma, esse histórico contra, mas conseguimos superar !

E o Futebol Society, porque passou a disputa-lo?

Na época, por causa da técnica, o salão era muito competitivo e queríamos uma coisa sem muita responsabilidade, só ra chão, ainda eram quadras de areia, o gramado sintético estava começando. De vez em quando disputávamos algum festival, era um motivo para reunir os amigos uma vez por semana, para jogarmos conversa fora e fazer churrasco.

Você já praticou outro esporte fora o futebol? Qual?

Sim e pratico até hoje, corrida, cerca de cinco km uma vez por semana.

Você é o atual presidente do Ressaka, como ele surgiu? e como você envolveu nele?

Devo deixar o cargo esse ano, depois de praticamente dezessete anos no comando, desde quando começou. Estou meio saturado, mas até pra deixar o cargo não é fácil, muita gente só respeita a minha pessoa, quando estou fora as coisas saem meio do controle, então não é fácil, mas estou preparando meu sucessor. (risos)
O Ressaka surgiu em 1992, no dia 28 de Março, após comemorarmos o aniversario de um dos fundadores, o meu amigo Dú. Era o aniversario de 15 anos e estávamos começando a conhecer a cerveja. Nesta época disputávamos um torneio de rua, nosso jogo estava marcado para às 9:00 hs da manha, viramos a noite no aniversario e fomos jogar direto, não deu outra...tomamos um vareio, 7 x 1, daí o comentário: “também assim não dá, todo mundo de ressaca”. Ressaca para cá , ressaca pra lá e pegou! Só que decidimos colocar o nome com “k” para diferenciar. RESSAKA
O envolvimento foi natural, à partir do nome resolvemos alugar uma quadra e fazer um rateio pra comprarmos o uniforme, lembro que dividimos entre 5 amigos. Fundamos o time, dos cinco fundadores, três estão até hoje e eu exerço essa função de líder natural, sem imposição, aconteceu naturalmente. Agora nos últimos sete anos, com uma coisa um pouca mais seria, a disputa de ligas e campeonatos, ficou difícil administrar sozinho então dividimos as tarefas e criamos funções .

Por quais entidades o Ressaka já jogou? O que achou delas?

AAESP (MUITO BOA ), FUTLIGA (BOA) e BATALHA (JÁ FOI BOA, hoje deixa muito à desejar, principalmente na questão disciplina).

Como é ser líder de uma equipe na zona leste?

È gratificante e difícil, a Zona leste ainda é um “Celeiro de Bambas”, gente muito boa de bola, então estar à frente do Ressaka me deixa orgulhoso. Muitas vezes jogamos festivais de campo (alas é o tipo de jogo que gosto mais), é legal você ter o nome do seu time comentado nas rodas à beira do campo, após os jogos, no nosso bairro tem três times que disputam a Copa Kaiser e é muito legal. Às vezes vamos aos jogos e vejo pessoas que mal conheço com a camisa do Ressaka, à beira do campo, na torcida, é legal essa sinergia que temos com essa rapaziada. Ao mesmo tempo, com compromissos mais sérios, fica difícil e às vezes cansa, não é fácil administrar quinze, vinte, vinte e cinco cabeças pensando diferente, mostrar para eles que temos um propósito e que temos de brigar por eles, é dureza ... mas no final é gratificante.

Agora a zona leste está cada vez mais representada e forte na Futliga, tendo o atual campeão dos mandantes de 2.008, o Franco Par, além de outras fortes e tradicionais equipes como o Ajax V. Robertina, Liberdade entre outras. O que você acha do atual estágio da zona leste na Futliga? O que falta para ela, a zona leste, ser a maior e melhor da Futliga?

A maior acho que vai ser um pouco difícil pela concorrência do Batalha e pela quantidade de quadras de futsal, percebo que na zona norte, por exemplo, duas quadras de futsal que eu freqüentava fecharam, ainda há muitas, mas na zona leste tem muito mais e muita gente ainda prefere jogar um Futsal do que um Society. A liga do Batalha da uma certa comodidade aos times, ficando na responsabilidade dela marcar os jogos no futsal, ela ainda é muito forte. Surgiu também uma liga chamada “Ranking”, que a algum tempo faz um serviço parecido com o da Futliga, só que também é mais voltada para o Futsal, então é difícil aparecer novos times no Society, por conta da concorrência forte do Futsal. A Futliga é pouca divulgada nessa área, o “boca a boca” é muito bom, mas acho que eles deveriam fazer um trabalho de divulgação mais forte nessa área. Sobre a melhor ... acho que ela já atingiu esse patamar, apesar de um número menor de participantes, os poucos que tem são muito fortes. Muitos times fazem questão de atravessar a cidade por um bom jogo, competitivo, o Franco Par na estatística comprovou isso no ultimo ano.

Como o Ressaka pode ajudar no desenvolvimento da zona leste dentro do Futebol Society?

Participando de mais torneios, organizando alguns eventos talvez, temos pensado nisso. A divulgação nós já fazemos, em quadras e campos que visitamos, mas acho que pode ser feito muito mais, inclusive uma parceria entre os times da zona leste, para a organização de eventos e torneios.

O que você acha que a Futliga deveria fazer para ajudar o Futebol Society na zona leste?

Divulgação, como eu disse antes falta mais divulgação, organizar alguns torneios e fazer um trabalho de marketing mais intenso nas quadras.

Você me disse uma vez, quando eu ainda fazia parte do Esperanto, que tinha dificuldade para marcar jogos, por causa do comportamento do time como anfitrião e depois de visitar ao Esperanto as coisas mudaram. Explique-nos este fato e como conseguiram melhorar a agenda do Ressaka.

Sem duvida, a visita ao Esperanto foi um marco na nossa trajetória na Futliga.
Nosso time jogava pelo Batalha, onde a liga não tem ou não tinha o menor comprometimento com disciplina, então alguns jogadores do meu time estavam mal acostumados, arrumavam brigas e ficavam por isso mesmo. Não é uma particularidade do meu time, vejo e recebo times na minha quadra que migraram do batalha e tem essa mentalidade, de querer ganhar no apito, não respeitar o adversário, etc...
Quando visitamos o Esperanto teve um fato no jogo comigo mesmo, tomei um tapa na boca e no próximo lance que encontrei o adversário de novo, dei “no meio dele”, o tempo fechou e o Serginho intercedeu pra acalmar os ânimos, mostrando para o time dele o que o cara tinha feito comigo e justificando minha reação, o rapaz já tinha antecedentes de brigas no time deles. Essa intervenção do Serginho ao meu favor e também o fato deles acabarem o jogo no tempo certo, sem nenhum minuto a mais quando o placar estava um gol de diferença a nosso favor, mostrou ao meu time como deve ser a conduta de um time sério. Após o jogo a confusão ficou de lado, foram varias brejas e o Serginho me deu vários toques.
A partir dali consegui passar para o meu time como funciona a Futliga e o que realmente eles queriam.,O time mudou o comportamento, excluímos algumas peças do time e hoje somos citados como exemplo de conduta dentro da Futliga, mudamos a atitude, conquistamos respeito e hoje nossa agenda é cheia, graças a Deus e a mudança de comportamento do time.

O que você gostaria de melhorar no Ressaka?

Sinceramente, o time no segundo quadro, acho um time muito limitado, mas time onde se paga pra jogar é isso. Quando mesclamos e fazemos um time só com os dois quadros, fica forte, com muitas opções, como foi na copa da UEFA, mas separado, o segundo quadro fica muito dependente da raça e do talento de algum jogador.
Como as chamadas “Estrelas” só querem jogar, sem pagar (fato que não admitimos), então vamos levando assim mesmo.

O Ressaka conquistou a poucos dias atrás a Copa UEFA, O que representou para vocês esta conquista? E qual o maior mérito do Ressaka nesta conquista?

Nossa! foi muito bom. Ganhamos, como eu falei, o nosso primeiro torneio, já havíamos participados de três e sempre ficamos na semi-final. Desta vez foi diferente, conquistamos o respeito e fizemos algumas amizades, alguns não queriam que nós ganhássemos, torceram contra, mas é isso mesmo, faz parte, senão não é futebol, mas o mais importante é que ganhamos jogando muita bola e acho que apagamos de vez aquela má impressão que tínhamos, essa acho que foi a maior conquista.

Qual seu desafio dentro do Ressaka para o ano de 2.009?

Manter o mesmo nível de competitividade e disciplina, ou seja, manter a organização o que não é fácil. Fazer alguns jogos de ida e volta, com mandantes de domingo, fazer uma espécie de integração com algumas equipes, acho que esse ano disputaremos três torneios e pretendemos ganhar ao menos dois deles, é ousada essa meta, mas tentaremos cumpri-la.

Qual o seu pensamento a respeito da atual posição do Ressaka na Futliga? do nível de competitividade e de amizades dentro da Futliga.

Considero um time bom, mas não esta entre os mais fortes ainda, acho que temos de melhorar muito. Ainda não temos o Ranking como principal meta, mas é lógico que é gratificante figurar entre os primeiros, mas é muito difícil. Sabermos que dentre 80 times, você estar entre os dez, vinte primeiros é muito bom. Sobre amizades... puxa, fico ate emocionado, a cada domingo é historia diferente pra contar, os times estão vindo, gostando do ambiente, isso é muito bom. Creio que ainda pecamos na arbitragem, os jogos são pegados e nossos juízes não são bons, quando chamamos juiz federado, damos azar, até eles erram, precisamos melhorar nesse aspecto.

Quais são as equipes rivais do Ressaka? Aquelas que proporcionam jogos duríssimos e que dão uma motivação especial antes das partidas.

Ájax da V Robertina, Daki Pro Bar, Absolut; Peñarol entre outras ...todas estas são equipes muito boas e vejam bem: “rivais” e não inimigos !

Qual o projeto do Ressaka para 2.009?

Renovar o time, nossa equipe é uma equipe com a media de idade alta e a molecada só quer jogar de graça, então é difícil renovar.

Você se lembra de algum caso pitoresco que tenha acontecido com você ou com o Ressaka? Algum engraçado, inusitado, se lembrar, conte-nos.

Aconteceu comigo na quadra da PlayBall, do Bom Retiro, nosso time estava ganhando, o juiz começou a arrumar faltas, a apitar cem por cento pra casa e alguns jogadores do meu time queriam deixar à quadra. Eu sou completamente contra isso, vamos do jeito que der, até o final. Já tinha acabo o tempo e o jogo nada de acabar, lembrei-me do Edilson, naquela final do Paulista, fazendo embaixadas e colocando a bola no pescoço e não deu outra, o goleiro jogou a bola para mim, na lateral da área, olhei pra frente, o time adversário marcando longe ... sabe o que eu fiz ? sentei na bola e fiquei lá, esperando o adversário vir, quando olhei, veio o time inteiro. (risos) Brother, como corri! naquele dia pra não apanhar. Assim acabou o jogo! Meus amigos me perguntavam porque eu fiz aquilo, se eu estava louco, rachando o bico .... Eu falei que queria provocar os caras, lembrei-os do Edilson ... como eu não tenho habilidade o que eu fiz foi sentar na bola, só não imaginei que viria o time inteiro querer tomar a bola. Enfim, uma cena hilariante! Faz muito tempo isso.

O que te chateia nas equipes adversárias? E no Ressaka?

Nos adversários, a choradeira, a reclamação, quando perdem, vêem na sua casa e querem mandar, ainda bem que são a minoria.
No Ressaka, a falta de comprometimento de alguns jogadores.

O que te dá mais prazer dentro do Futebol Society? E no Ressaka?

A pratica do esporte em si, é muito bom. È um jogo que vem ganhando espaço, melhorou muito, ficou muito mais competitivo. No Ressaka, é você saber que rala a semana inteira e no final de semana vai encontrar os amigos, colocar a conversa em dia, fazer um churrasco e tomar umas brejas, tirar o estresse. La há um ambiente familiar muito bom.

Toque-Rápido

Um lamento: Final do Brasileiro de 95
Uma sacada: O ato relatado no jogo do Bom Retiro (risos)
Um vacilo: Dirigir embriagado
Um escudo: Minha Fé
Um suspiro: Minha esposa
Uma jóia: Minha filha
Um brother: Marcel, também fundador do Ressaka
Um feriado: Revellion
Um herói: Meu pai
Uma prece: Nas manhãs, ao sair de casa
Um vício: Cerveja
Uma arte: Oito pedalas do Robinho, em cima do Rogério
Uma música: “Castelo de Cera “ (Fundo de Quintal)
Um livro: A Bíblia
Um desenho animado: Caverna do Dragão

Considerações Finais:

Quero agradecer a você Valter e ao Zé Maria por essa oportunidade, desejar a vocês muita paz e muita saúde. Que seja um ano de vitórias e conquistas para todos nós, tanto na vida esportiva, quanto na pessoal.
Parabéns pelo trabalho.

entrevistador: Valter Vaders

Obs: Parabéns amigo pela conquista da Copa UEFA e por mais um aniversário do Ressaka, sei do seu labor para manter no eixo esta digna equipe, digna das grandes conquistas.

Nenhum comentário: