Nome: Sérgio Luis Rodrigues Gomes
time : Leões da Cerva
Idade: 26 anos
Natural de: São Paulo
Altura / peso: 1,91m / 80 Kg
Estado civil: Solteiro
Clube do coração: Corinthians
nome: Marcelo André Fontes
time : K'maradas
idade: 33
natural de: São Paulo
altura / peso:1,70m / 90 kg
estado civil: Casado
clube do coração: Esporte Clube Corinthians Paulista
Abrindo o jogo
Como e quando vocês começaram no futebol?
Sérgio: Comecei a jogar futebol aos 12 anos, com os meus amigos de escola, onde eu estudava.
Marcelo: Ah! desde moleque, acho que com 6 ou 7 anos de idade. Comecei a jogar bola na rua, com os moleques da minha idade e com os caras mais velhos.
Sempre no gol? Ou foi empurrado para ele por não ser bom na linha?
Sérgio: No início joguei futsal na linha no S.A.C.I (Sociedade Amigos Colaboradores do Imirim) levado pelos meus amigos Marcos e Fernando. Este meu amigo Fernando (Mix), era goleiro e eu admirava muito seu estilo de defender, um dia fui jogar no gol em seu lugar, a partir daí ganhei gosto pela posição e lá estou até hoje.
Marcelo: Cara, pelo que me lembro, sempre no gol. Agora não sei qual foi o motivo, acho que eu era o melhor no gol, e com os mais velhos, ai sim eles me empurraram para o gol. ( risos)
O que não pode faltar para um grande goleiro? Quais as principais características de um grande goleiro?
Sérgio: É comum as pessoas dizerem que a estatura é fundamental em um goleiro e eu concordo, mas, acho que o bom reflexo e a elasticidade podem compensar esta falta
Marcelo: Jogar com os pés, eu acredito ser fundamento é primordial, principalmente para o society e o futsal. Agora, características... o cara tem que gostar de jogar no gol, não vejo característica em goleiro, ou cara é bom e gosta de jogar no gol, ou então não joga.
Qual o defeito mais comum aos goleiros brasileiros? O que deve ser corrigido nos nossos goleiros?
Sérgio: O defeito mais comum nos goleiros brasileiros eram as saídas de gol, geralmente nos escanteios, mas, este defeito vem sendo corrigido, o que deve ser aprimorado é o trabalho com os pés, pois, poucos goleiros sabem trabalhar com eles.
Marcelo: Difícil apontar um defeito, pois, hoje com a tecnologia, preparo e treinamentos específicos, os caras de alguma forma acabam aperfeiçoando os pontos fracos, mas, acredito que a reposição de bola seja um defeito em muitos goleiros.
Qual defeito em você precisa ser corrigido?
Sérgio: Justamente a saída de gol, nas bolas alçadas na área, em escanteios, devem ser aprimoradas por mim. Só uma boa jornada de treinamento para sanar este defeito meu.
Marcelo: A saída em bola aérea, devido a estatura, por não ter um bom impulso eu acabo falhando muitas vezes neste quesito.
Qual sua maior virtude como goleiro? Qual é o seu ponto forte?
Sérgio: Quando o atacante saí cara-a-cara comigo eu procuro manter a CALMA diante dele, lhe passando a responsabilidade de fazer o gol e espero ele finalizar, conseqüentemente ele sente o peso e se vê na obrigação de marcar. Quando você é obrigado a fazer algo sempre é mais difícil e aí seu apavoramento facilita minha defesa. Nesta hora a minha CALMA faz a diferença.
Marcelo: Virtude... eu acredito que seja a de todos os goleiros, a bola meia altura, todo goleiro gosta de sair na foto. (risos) Ponto forte, eu tenho uma boa reposição de bola, procuro sempre o peito do meu jogador, e na maioria das vezes o lançamento sai perfeito.
O que mais incomoda a um goleiro?
Sérgio: Levar gols.
Marcelo: O adversário, é claro, sempre querendo fazer o gol. Não é fácil ver o cara comemorando..(risos)
O que é pior para um goleiro? Um perna-de-pau que esteja cara-a-cara ou um craque chutando de fora da área?
Sérgio: Sem dúvida o perna de pau, ele é imprevisível. É como uma bola mascada, você não sabe como vem, pode vir um rojão ou uma biribinha, em um chute de um craque você já sabe que vem chumbo grosso, então me preparo, é meio que previsível.
Marcelo: O perna-de-pau, o cara sempre erra o chute e acaba matando o goleiro. O craque é mais previsível, e sempre busca matar o goleiro.
Uma bomba ou uma colocada, qual dificulta mais para o goleiro?
Sérgio: A bola colocada exige mais fisicamente do goleiro, já a bomba exige mais mentalmente (reflexo). As duas juntas,conseqüentemente, exigirá tanto fisicamente como mentalmente, depende do momento de cada um.
Marcelo: A bola colocada, porque, para você defender tem que por força para mudar a direção da bola, já o chute forte, onde bater a bola desvia.
Cobrança de pênalti, sorte ou competência? Como defende-la ?
Sérgio: Os dois! Competência tem que ter, e a sorte também colabora na hora da defesa. Estudar o batedor antes da cobrança ajuda e o deslocamento rápido na hora da cobrança pode lhe trazer bons resultados.
Marcelo: Cara, competência e um pouco de sorte, normalmente o batedor olha o canto que vai bater, se ele não virar o pé o goleiro sempre consegue defender.
Qual o seu maior feito como goleiro?
Sérgio: O meu maior feito como goleiro foi em 2002, ter me profissionalizado como jogador de futebol pela Sociedade Esportiva Palmeiras, onde joguei por um ano e meio, mas, na época eram os empresários que davam as cartas e como eu não estava amparado por um, fui dispensado. Hoje mostro minhas qualidades no futebol amador.
Marcelo: O primeiro jogo contra a equipe do Gold Ball da Vila Sabrina, perdemos o segundo quadro de goleada e eu estava jogando com uma camisa amarela, parecendo uma lata de óleo, a torcida dos caras pegando no meu pé e por incrível que pareça, eu fechei o gol e ganhamos o primeiro quadro.
Qual o atacante mais chato que você enfrentou? O que te deu mais trabalho.
Sérgio: Todos são chatos., O meu chara, Serginho, do Liberdade... posso aponta-lo como um dos que me da mais trabalho, pois ele não para, é o tempo todo correndo e chutando para o gol.
Marcelo: Nossa cara, são tantos, mas, o pior deles é aquele que você ainda não conhece, não sabe qual o estilo de jogo dele, como chuta, com qual perna chuta... Quando passa a conhecer os caras, fica mais fácil.
Qual o melhor zagueiro com o qual você jogou? A favor é claro.
Sérgio: Gosto do estilo do Ed Carlos, do Leões da Cerva, é raçudo, antecipa bem as jogadas e nos entendemos bem. Só o que lhe falta é curar sua contusão no joelho, que prejudica seu rendimento. Quando estiver cem por cento, tem grandes chances de ser o melhor zagueiro da Futliga.
Marcelo: Ligeiro e Negão, sempre formamos um grande trio na defesa.
O que fazer para comandar uma defesa?
Sérgio: Conquistando sua confiança...
Marcelo: O goleiro tem papel fundamental ao comandar não só a zaga, mas, o time todo, pois ele vê o jogo de frente, então melhor do que ninguém, ele orienta todo o time.
Um grande goleiro consagra uma má zaga, ou uma boa zaga consagra um mal goleiro?
Sérgio: Acho que ambos se consagram com o desenvolvimento de um bom trabalho.
Marcelo: Uma grande zaga consagra um mal goleiro, com uma zaga boa, dificilmente o goleiro toma gol.
O que é mais importante para um time, a zaga ou o goleiro?
Sérgio: Sem eles é derrota na certa, então acho que os dois tem a mesma importância.
Marcelo: O conjunto, um completa o outro.
Qual o gol mais sentido que você sofreu? Aquele que você gostaria de esquecer.
Sérgio: O quarto gol do Tamo Junto na Copa dos Campeões 2006/2007, que nos desclassificou da competição, na minha opinião era a melhor equipe formada pelo Leões nos seus 20 anos e para nós o título era fato consumado, mas como futebol é uma caixinha de surpresas, saímos na primeira rodada.
Marcelo: Nossa são tantos, (risos) que não me lembro, procuro não guardar momentos ruins.
Tamanho é documento para um goleiro?
Sérgio: Não, mas, às vezes ajuda
Marcelo: Não, mas, faz a diferença, o cara mais alto tem vantagem em bola aérea, o mais baixo tem mais dificuldade, mas, são detalhes a serem aperfeiçoados.
Society, Futsal ou Campo, em qual é mais difícil de atuar?
Sérgio: Não há dificuldades em atuar em uma modalidade ou noutra, o problema é se adaptar. Um caso que podemos trazer como exemplo é o do Falcão, que não se adaptou ao campo, a bola é redonda, tem dois lados e o espaço varia como a baliza do gol, cabe a adaptação de cada um.
Marcelo: Cara, sempre gostei de jogar Futsal, até pela minha estatura; Society também gosto muito, agora campo sem chance. (risos)
Hoje os melhores goleiros são também bons com os pés, é possível ser bom somente com as mãos e ser um grande goleiro?
Sérgio: Que eu conheço só o Ceni é bom com os pés, todos os outros são bons só com as mãos e eles (grandes goleiros) conseguem desenvolver um bom futebol em seus times. É possível sim...
Marcelo: O Rogerio Ceni, joga bem com as mãos e com os pés, o Marcos joga bem com as mãos e não joga muito com os pés e os dois são grandes goleiros.
Você já marcou algum gol? Como foi este gol?
Sérgio: Em um dos jogos da Futliga, não me recordo o adversário agora, mas, eu fiz sim, recuarão a bola para mim e eu fiz um lançamento com os pés para o Wagner e ele não alcançou a bola, o goleiro saiu nele e a bola acabou entrando direto no gol.
Marcelo: Já marquei alguns, mas, fiz um gol de penalty este ano jogando pela Futliga.
Qual o melhor goleiro da atualidade? Qual o melhor goleiro que disputa a Futliga atualmente?
Sérgio: O Abiati goleiro do Milan atravessa grande fase então acho que o momento é dele, na Futliga temos vários bons goleiros atualmente, o James, do Chorões, tem representado bem a posição, ele também atravessa grande momento.
Marcelo: Goleiro da atualidade, o Marcos do Palmeiras. Os goleiros do K´maradas são os melhores na Futliga..
Frango assado ou Frango a Passarinho? Goleiro também gosta de frango?
Sérgio: A passarinho né... frango assado pega mal pô... Domingo é dia de frango. se não é na quadra é no almoço com a família...
Marcelo: Assado e a passarinho, o frango faz parte da vida do goleiro, uma hora ele toma. (risos)
O que fazer quando se toma um frango?
Sérgio: Ter personalidade, não se deixar abater com a falha e a cornetagem da turma do amendoim, se manter de cabeça erguida.
Marcelo: Erguer a cabeça, torcer para que o time faça o gol em seguida, com isso o jogo volta a ficar igual, com isso temos chance de nos recuperar.
Toque-Rápido
Um frangueiro:
Sérgio: Fábio Costa (Santos)
Marcelo: Valdir Perez
Uma muralha:
Sérgio: Marcos (Palmeiras)
Marcelo: Rodolfo Rodriguez
Um vaia:
Sérgio: Ao Campeonato Brasileiro por pontos corridos (um Lixo)
Marcelo: De uma torcedora do K´maradas
Um tropeço:
Sérgio: Coringão em 2007
Marcelo: Não ter aproveitado meu tempo com o estudo
Um prêmio:
Sérgio: Melhor goleiro da Liga 2007
Marcelo: Minha filha Bruna
Um sorriso:
Sérgio: Do meu filho
Marcelo: Da minha mulher
Uma defesa:
Sérgio: Higuita
Marcelo: Do Higuita na copa do mundo, genial
Uma zaga:
Sérgio: A minha
Marcelo: A do K´maradas
Um hobby:
Sérgio: Churrasco com os amigos
Marcelo: Futebol com os amigos
Uma Música:
Sérgio: Filtro Solar (Pedro Bial)
Marcelo: Back in Black (AC/DC)
Um desenho animado:
Sérgio: Scobb Doo
Marcelo: Pica-Pau
Considerações Finais:
Sérgio: Gostaria de agradecer a oportunidade que vocês me deram, de estar aqui concedendo esta entrevista para o Mundo do Society, tenho a noção que muitos queriam estar aqui no meu lugar. Valeu Valter e Zé Maria, a nossa liga fica cada vez mais forte, com a participação e as iniciativas de vocês, o Futebol Society agradece. Um abraço de Norte a Sul, de Leste e Oeste aos meus amigos de todos os times que já visitei com o Leões da Cerva, sempre se lembram de mim quando se trata de eleger bons goleiros da Futliga, não vou citar nomes e times, pois, o Valter só me pediu seis linhas de considerações finais. Valeu galera!
Marcelo: Parabéns Valter e Zé Maria pela iniciativa, pelo espaço concedido. Quero agradecer ao K´maradas por permitir estar vivendo bons momentos nesta família, à minha mulher e à minha filha, pois, sem elas a vida não teria sentido. Agradecer ao Branco, Ligeiro, Negão, André, Fabiano, Valmir, João, Magrão e Rolande, por terem dado inicio a nossa família K´maradas. Agradecer ao Danúbio Futebol Society, Renato, Ricardo, Cidão e Zelão, por terem me recebido nesta família e aos muitos amigos desta liga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Grande Zé Maria
Muito bem sacada esta dobradinha de goleiros, alias otimos goleiros que são o Serjão e o Marcelo.
Parabéns pelo trabalho no blog, sensacional mesmo.
Duda
Arruda FC
Postar um comentário